domingo, 8 de janeiro de 2012

Mitos e verdades sobre a escova progressiva


A escova progressiva, tão conhecida por deixar os cabelos mais lisosl, fez a cabeça da mulherada durante uma época. Com o passar do tempo, as técnicas foram sendo aperfeiçoadas e com isso surgiram as dúvidas sobre mitos e verdades em relação ao tratamento.

Saiba o que é mito e o que é verdade

O primeiro mito que deve ser desfeito é sobre o uso do formol. Antigamente, assim que ela surgiu, a progressiva realmente usava esse componente e ele era o motivo do tal alisamento das madeixas. Com o desenvolvimento das pesquisas em torno do assunto e principalmente a atuação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) nos salões de beleza, o produto químico ficou proibido. Pararalamente, os estudos trouxeram como resultado a progressiva sem formol e com o mesmo efeito. A base é de aminoácidos, que juntos formam a proteína, a famosa queratina, que é componente dos fios. Portanto, achar que o cabelo só será alisado se tiver formol é um engano.
Um aspecto muito discutido é sobre a permanência da hidratação com máscara mesmo após a escova feita. Por ser também considerada um tratamento capilar, muitas pessoas acreditam que não é mais necessário fazer aquela hidratação semanalmente. Errado. Mesmo que tenha feito o procedimento para domar os fios, é sempre preciso repor a água que as madeixas tanto necessitam.

Químicas da progressiva

Outro questionamento que muitas se fazem diz respeito à tintura ou luzes com a progressiva, concluindo que não é possível fazer a escova com cabelos tingidos. Ao contrário: a progressiva atual conta com bastante queratina e essa é responsável por selar os fios que por ventura possam ter sido danificados quando o cabelo recebeu a tinta.
Com tantos benefícios, será que a progressiva não tem nenhum efeito negativo?  Sim, ela tem resultados que devem ser avaliados. Amônias e hidróxidos, por exemplo, são componentes da progressiva, são eles que vão quebrar as ligações de enxofre que são os definidoras da textura do cabelo. Assim, uma vez quebradas essas estruturas, não voltam ao seu estágio anterior. Por exemplo, em cabelo bem enrolado não volta a ter essa forma, somente os fios que vão nascer.
362090 e2 Mitos e verdades sobre a escova progressiva
Cachos: só voltam quando o cabelo nasce

Procure informações

Sabendo os mitos e verdades fica mais fácil tomar a decisão de fazer uma escova progressiva ou não. Além disso, antes de fazer qualquer tipo de tratamento, converse bastante com o profissional que irá realizar o procedimento, pois ele é capaz de esclarecer qualquer outro tipo de dúvida.
362090 e3 Mitos e verdades sobre a escova progressiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário